31 de julho de 2020

Limpeza de pele: entenda tudo sobre o procedimento

Limpeza de pele

A limpeza de pele é um dos procedimentos mais procurados pelas mulheres em clínicas de estética. Esta tem objetivo de remover os cravos e as impurezas da pele. Logo, ela proporciona uma série de benefícios como a renovação celular, o aspecto de pele mais lisa e saudável, além da redução dos poros. 

Porém, ainda há muitas dúvidas em torno deste procedimento. Por isso, levantamos algumas das informações mais relevantes que você deve saber sobre a limpeza de pele antes de realizar o procedimento. Confira!

Como funciona a limpeza de pele?

A limpeza de pele é o procedimento responsável por fazer a higienização na pele, ou seja, ela é responsável pela remoção dos cravos e impurezas, promovendo a renovação celular da região.

Uma pele que não é higienizada corretamente vai sofrer com o acúmulo de impurezas, o que por sua vez causará o entupimento dos poros. E uma pele com poros entupidos é mais suscetível ao aparecimento de cravos e espinhas. 

Veja quais são as etapas do procedimento

Higienização: é utilizado um produto de limpeza desengordurante para eliminar todas as impurezas e oleosidade da pele.

Esfoliação: em seguida é realizada uma esfoliação com produtos com efeito abrasivo para a retirada das células mortas da pele. Nesta etapa da limpeza de pele deve-se utilizar um vapor de água ou ozônio para abrir os poros e facilitar a remoção dos cravos. 

Extração dos cravos: essa é a etapa em que o profissional vai eliminar os cravos do rosto. Ela pode ser feita de forma manual, onde a profissional deve usar as próprias mãos para retirar os cravos. Entretanto a retirada deve ser feita com auxílio de uma gaze médica, o que evita danos à pele e minimiza a dor durante o procedimento. A extração também pode ser feita com auxílio de uma agulha ou até mesmo de um aparelho para sugar os cravos.

Hidratação: após a extração dos cravos é realizada a hidratação da pele. Nessa etapa é utilizado algum produto para acalmar a pele do rosto. Este pode ser uma máscara ou algum creme ou loção com efeito calmante. 

Peeling: é muito comum que os centros de estética façam a limpeza de pele em conjunto com algum tipo de peeling. Isso acontece pois logo após o procedimento a pele estará completamente higienizada e os efeitos do peeling serão potencializados.

Banner no artigo "Limpeza de pele" para o eBook "Rotina de cuidados de beleza"

De quanto em quanto tempo deve ser feita a limpeza de pele? 

A periodicidade do procedimento vai depender da necessidade da sua pele. Porém, geralmente pessoas com peles secas e normais recorrem ao procedimento a cada três meses, já pessoas com a pele mista e oleosa podem realizar a limpeza de pele todo mês.

Faça um acompanhamento com um profissional especializado, este irá avaliar a necessidade da sua pele, recomendando a periodicidade adequada para o seu caso. 

A limpeza de pele pode ser feita em casa? 

Não é recomendado que o procedimento seja feito em casa. Isso porque, sem o uso de produtos específicos e sem a técnica correta, há o risco de que a extração dos cravos cause danos à pele, como manchas e até cicatrizes. 

Portanto, sempre que sentir a necessidade de fazer uma limpeza de pele recorra à profissionais especializados. Uma boa prática para realizar em casa que pode auxiliar na redução de cravos e oleosidade da pele é o uso constante de esfoliantes. 

Com o uso de produtos específicos, faça esfoliação na pele do rosto uma ou duas vezes, no máximo, por semana. Essa prática vai contribuir para eliminação das células mortas, contribuindo para manutenção da higienização da pele. Saiba mais no nosso artigo sobre dicas de skincare.

Cuidados após o procedimento

A limpeza de pele é um procedimento um tanto agressivo para a pele. Portanto, o rosto estará mais sensibilizado após a sessão, o que requer cuidados especiais. Veja algumas dicas sobre os cuidados necessários após a limpeza de pele: 

  • O uso do protetor solar é indispensável todos os dias, porém ele é ainda mais importante após a limpeza de pele. Isso porque a região estará sensibilizada, e provavelmente com edemas não cicatrizados, logo, a exposição solar sem a devida proteção pode ocasionar manchas na pele;
  • Não faça uso de ácidos ou de produtos a base de álcool por pelo menos 48 horas após a sessão;
  • Utilize produtos com efeito calmante, que vão contribuir para a cicatrização da pele.